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Fortalecimento da pós-graduação
Código da proposta: UFMS Participativa-2024-10-27
Consolidar e aprimorar programas de pós-graduação para aumentar a produção científica e o impacto social.
A proposta visa fortalecer programas de pós-graduação da UFMS em áreas estratégicas e transversais com o objetivo de ampliar a formação de pesquisadores e aumentar a produção científica da instituição. Buscando a ampliação de captação de recursos e parcerias com instituições internacionais para consolidar e expandir os programas.
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Não há marcos definidos
Sugiro rever alguns requisitos para a implantação de novos PPG, como a obrigatoriedade de solicitação de mestrado e doutorado, o que dificulta a implantação de novos programas em campus do interior. Abrir novos cursos de mestrado, exclusivamente, pode ser um passo inicial para fortalecimento de grupos emergentes, aumento da produção e consolidação de grupos para a solicitação posterior de programas de doutorado. Isso é essencial para o desenvolvimento da pesquisa fora da sede.
Concordo plenamente!
Gostaria de propor sugestões para melhorias em nosso curso de pós-graduação oferecido na modalidade à distância: tenho observado que, apesar da qualidade do conteúdo e da estrutura do curso, existem lacunas em relação à interação e colaboração entre os alunos, especialmente nos grupos. Essa falta de engajamento tem levado muitos de nós a recorrer a grupos de WhatsApp para discutir assuntos que, muitas vezes, nada tem a ver com os temas abordados nas disciplinas.
Além disso, percebo uma disparidade no progresso dos alunos, com alguns avançando rapidamente e outros enfrentando dificuldades para acompanhar as tarefas. O horário disponibilizado pelos tutores é muito tardio.
É mister:
* A criação de uma WIKI Colaborativa na Plataforma Moodle: Proponho a implementação de uma WIKI onde os alunos dos grupos possam contribuir com seus conhecimentos e discutir ideias e compartilhar recursos pertinentes aos temas da disciplina. Essa ferramenta incentivaria a colaboração e o engajamento;
* A liberação Gradativa das Atividades: Sugiro que as atividades sejam disponibilizadas de forma gradual ao longo do período da disciplina, em vez de todas de uma só vez. Essa abordagem evita que alunos façam todas as tarefas e a avaliação a toque de caixa, num ritmo mais uniforme de aprendizagem, reduzindo a discrepância no progresso individual e permitindo que todos acompanhem o conteúdo. Liberação da Avaliação no Prazo Final da Disciplina: Para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de absorver o conteúdo e participar das discussões antes de realizar a avaliação final, proponho que a avaliação seja disponibilizada apenas no prazo estabelecido para o encerramento da disciplina. Essa medida permitirá que todos se sintam mais preparados e confiantes ao realizar a avaliação.
Acredito que a implementação dessas sugestões contribuirá significativamente para a melhoria da nossa experiência de aprendizado.
As aulas nos cursos de especialização também deveriam contar carga horária para docentes.
Professores e alunos dos campi menores precisam ter acesso democrático e efetivo aos programas de Pós-graduação, incluindo recursos e oportunidades de docência em PG, p ex. Rankings baseados exclusivamente em produções pregressas não ajudam no crescimento da pesquisa e perpetuam disparidades acadêmicas e territoriais na Universidade. Não podemos ser considerados pesquisadores de segunda classe, quando não conseguimos o sucesso quantitativo almejado pelo establishment acadêmico nacional. Nós, os recém contratados, temos produzido ciência local com abrangência global, praticamente sem recursos (bolsas, cursos, viagens) e quase nenhuma motivação dos acadêmicos, que não têm as suas necessidades contempladas.
Há a necessidade de integrar os programas existentes aos Câmpus que não tem todos os pré-requisitos para abrir um programa próprio, levar polos dos programas para os Câmpus! E a unidade teria a sua pós em conjunto com outra.
Precisa-se ter regras bem claras na seleção de alunos da Pós Graduacão. Muitos docentes estão deixando de orientar em decorrência de ingressantes não atenderem os critérios técnicos mínimos. Infelizmente, não é quantidade e sim qualidade na produção científica. Lembrando que a Pós Graduação (Nível Mestrado e Doutorado) é para formação de novos Pesquisadores e Docentes. É necessário elevar a produção cientítica da UFMS para ter uma Pós Forte.