Skip to main content

UFMS Participativa

Voltar

AULAS SÍNCRONAS PARA DISCIPLINAS EM EAD/CURSOS PRESENCIAIS


Código da proposta: UFMS Participativa-2024-11-133

A proposta sugere integrar aulas síncronas na EaD para facilitar a comunicação direta entre estudantes de docentes, garantindo um ensino de qualidade, interativo, motivador e inclusivo.

Atualmente, os cursos de graduação presenciais da UFMS possuem a flexibilidade de oferecerem 40% de sua carga horária em Educação a Distância (EaD). Entretanto, a falta de contato direto entre estudantes e docentes tem apresentado desafios e dificuldades significativas para o processo de ensino-aprendizagem.  Dentre as inúmeras queixas constatam-se as dificuldades para compreender e assimilar o conteúdo das aulas neste ambiente, sensação de isolamento, dificuldades em interpretar os textos e atividades, ausência de momentos de discussão, entre outros fatores que resultam negativamente em seu desempenho acadêmico.

Considerando a relevância das aulas síncronas, propõe-se destacar a experiência positiva que elas ofereceram aos estudantes quando foram implementadas para amenizar as dificuldades do ensino à distância, tão necessário no período da pandemia, pois a interação em tempo real com professores permite que os alunos tirem dúvidas, imediatamente, melhorando sua compreensão do conteúdo. Além disso, essas aulas promovem a troca de ideias e a colaboração entre os colegas, criando um ambiente mais estimulante e inclusivo.

Neste sentido, entende-se que a integração de aulas síncronas na modalidade EaD é essencial para criar um ambiente de aprendizagem mais interativo, motivador, eficaz e includente, pois facilitará a comunicação direta entre estudantes e docentes, assegurando um processo de ensino-aprendizagem de qualidade que realmente atenda às necessidades dos envolvidos.

 

Você precisa Entrar para fazer um comentário.
  • M

    Essa proposta seria muito interessante estendermos para os cursos de pós graduação, uma vez que, alguns campus são distantes da capital e nem todos possuem mestrado e doutorado. A aplicação dessa proposta no programa Capacita facilitaria o acesso dos técnicos permitindo que todos assistam as aulas, realizando as pesquisas no próprio campus de lotação e reduzindo as viagens a Cidade Universitária.

    4 votos  | 
    4
    0
    Nenhuma resposta
    Esta proposta não tem notificações.
    Não há marcos definidos