AULAS SÍNCRONAS PARA DISCIPLINAS EM EAD/CURSOS PRESENCIAIS
Código da proposta: UFMS Participativa-2024-11-133
A proposta sugere integrar aulas síncronas na EaD para facilitar a comunicação direta entre estudantes de docentes, garantindo um ensino de qualidade, interativo, motivador e inclusivo.
Atualmente, os cursos de graduação presenciais da UFMS possuem a flexibilidade de oferecerem 40% de sua carga horária em Educação a Distância (EaD). Entretanto, a falta de contato direto entre estudantes e docentes tem apresentado desafios e dificuldades significativas para o processo de ensino-aprendizagem. Dentre as inúmeras queixas constatam-se as dificuldades para compreender e assimilar o conteúdo das aulas neste ambiente, sensação de isolamento, dificuldades em interpretar os textos e atividades, ausência de momentos de discussão, entre outros fatores que resultam negativamente em seu desempenho acadêmico.
Considerando a relevância das aulas síncronas, propõe-se destacar a experiência positiva que elas ofereceram aos estudantes quando foram implementadas para amenizar as dificuldades do ensino à distância, tão necessário no período da pandemia, pois a interação em tempo real com professores permite que os alunos tirem dúvidas, imediatamente, melhorando sua compreensão do conteúdo. Além disso, essas aulas promovem a troca de ideias e a colaboração entre os colegas, criando um ambiente mais estimulante e inclusivo.
Neste sentido, entende-se que a integração de aulas síncronas na modalidade EaD é essencial para criar um ambiente de aprendizagem mais interativo, motivador, eficaz e includente, pois facilitará a comunicação direta entre estudantes e docentes, assegurando um processo de ensino-aprendizagem de qualidade que realmente atenda às necessidades dos envolvidos.
Essa proposta seria muito interessante estendermos para os cursos de pós graduação, uma vez que, alguns campus são distantes da capital e nem todos possuem mestrado e doutorado. A aplicação dessa proposta no programa Capacita facilitaria o acesso dos técnicos permitindo que todos assistam as aulas, realizando as pesquisas no próprio campus de lotação e reduzindo as viagens a Cidade Universitária.