Mestrado e Doutorado na UFMS Campus Nova Andradina
Código da proposta: UFMS Participativa-2024-11-132
Trazer para Nova Andradina mestrado e doutorado na área de formação de professores para a educação básica, contribuindo com o acesso de mais docentes que buscam qualificar sua prática profissional.
Os profissionais da Educação Básica de Nova Andradina buscam formação continuamente, tanto a nível lato sensu, quanto stricto sensu. E este interesse é visível quando vislumbramos todos aqueles que vão prestar as provas para ingresso nos processos seletivos em mestrados e doutorados, em especial em Educação ou Ensino, nas outras cidades do Estado ou fora dele.
Como a docência sempre está atrelada ao trabalho de 20, 40 ou mais horas semanais, dentre elas a maioria em sala de aula, é imprescindível pensarmos na formação stricto sensu mais próximo do local de trabalho dos sujeitos interessados, buscando assim melhores condições para esse processo acontecer, promovendo a diminuição do esgotamento físico e mental que as inúmeras viagens trazem a esse profissional estudante.
Entendemos que a solicitação de curso novo de mestrado ou doutorado depende de vários processos e, em especial, da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contudo sabemos que há a possibilidade de oferta de turmas fora de sede quando a Universidade já tem o curso. E é a partir dessa perspectiva que fazemos esta proposta.
Um outro ponto relevante é que nem sempre o docente consegue arcar com os custos que um processo de 2 ou 4 anos, em distâncias significativas, podem gerar. E mesmo sendo seu desejo qualificar sua prática docente, nem todos podem fazê-la pela questão financeira. Esse é um fator que impossibilita que alguns professores participem até mesmo do processo de seleção. Como a UFMS se propõe a ser uma universidade inclusiva, este é um outro ponto importante para justificar o nosso pedido.
Sabemos que os estudos a nível stricto sensu despende um tempo significativo da vida do sujeito que decidi cursá-lo e estar saudável é um elemento importante para que este consiga acessar, permanecer e completar o processo. Diminuir as viagens, tornando o percurso do estudante de mestrado e doutorado mais tolerável e econômico são estratégias para se fomentar a permanência e êxito deste sujeito e uma maneira para que ele possa convergir sua energia para os estudos teóricos e/ou práticos e o desenvolvimento de sua pesquisa. E, também é uma forma da UFMS contribuir diretamente com a qualificação da educação básica ofertada em mais cidades do Estado do Mato Grosso Sul.
Ofertar um programa de mestrado e doutorado multidisciplinar em todos campi onde não há oferta de stricto sensu